sábado, 13 de novembro de 2010

Light Design


A escolha do nome:
Foi escolhida Light Design, para passar a ideia de uma empresa leve, transparente, desenrolada, com agilidade, com soluções rápidas, criativas e funcionais,  e principalmente com ideias inovadoras.
As cores:
A escolha das cores é fundamental para uma boa harmonia dos elementos. Ela pode enfatizar textos, imagens. A cor exerce influência decisiva nos olhos dos seres humanos, afeta a atividade muscular, mental e nervosa. A combinação das cores afeta o psicológico e pode tornar um ponto importante no interesse do público em sua empresa.


LARANJA: é a mistura do vermelho com o amarelo, portanto traz as qualidades dessas duas cores. Traz sucesso, agilidade mental, atrai boa sorte e prosperidade; desencoraja a preguiça, assim como o vermelho, a cor laranja é expansiva e afirmativa; contudo é mais construtiva. Reflete entusiasmo com vivacidade impulsiva e natural. Traz consigo a vitalidade, criatividade e alegria, assim como confiança, coragem, animação, espontaneidade e atitude.
Verde: reflete participação,adaptabilidade e cooperação. Atenua as emoções, facilita o raciocinio correto e amplia a consciência e compreensão, criando um ambiente propicio para tomar decisões.
O uso da fonte:
Foi usado apenas um tipo de fonte, a Officina Serif Bold, com serifa, pois deixa uma fácil legibilidade. Mesmo que a fonte escolhida seja sem muitos detalhes, a forma que foi empregada lhe da um ar mais leve, fazendo continuidade a própria palavra.
Identificação com a equipe:
Assim como sua imagem,  a equipe é  leve,  dinâmica, que busca inovação, soluções criativas e funcionais, de forma que atenda o seu público.
A Logo da empresa:
Escolhemos o ponto de exclamação, feito no Corel Draw, usamos também a cor laranja dando continuidade a cor usada no nome da empresa. Torna-se diferente dos outros, pois além de mostrar o sentido de afirmação que o próprio ponto traz, criamos sua forma para lembrar um balão de ideia, geralmente usado em quadrinhos, para mostrar que a Light Design é objetiva, com ideias que buscam soluções bem desenvolvidas e práticas.  

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aulas no Corel / Design Digital

Olha a criatividade aflorada usando o coreldraw , e isso valia ponto .
 

 








Obra de Railany e Rosana

sábado, 16 de outubro de 2010

Tipografia sua FONTE do sucesso

       É a arte e processo de criação de caracteres, a tipografia sendo usada de forma correta se torna uma das responsáveis pelo sucesso de qualquer trabalho. A fonte tem a capacidade de transmitir diferentes sensações para os indivíduos, sendo assim, se você usa uma fonte de modo errado pode tirar todo o sentido do seu texto, deixando ele vazio.


Note a diferença de cor e fonte usadas de forma correta e incorreta, perceba que na segunda figura o sentido que o texto deveria passar se perde.


           Seu conceito não é apenas do desenho da forma das letras, mais também a organização delas no espaço, ela se torna importante para o design pois, se o designer não tem um conhecimento, mesmo que pequeno sobre tipografia, pode fazer um uso incorreto de fontes no seu projeto, levando a perda do sentido e da sensação que o projeto deveria passar, ou seja, todo e qualquer projeto com comunicação visual deve ter uma atenção para usar a tipografia a seu favor, sendo que ela é uma peça chave na comunicação visual. 
          O design deve ter a responsabilidade de selecionar os elementos que são adequados ao projeto em andamento, pois cada projeto é único, possuindo assim sua própria característica, fazendo isso o designer conseguirá fazer com que o emissor, a mensagem e o seu receptor fiquem em sintonia, para que a mesma seja entendida perfeitamente, fique envolvente e que tenha um visual agradável.







        
  Perceba que aqui o uso da tipografia foi empregado de forma correta, conseguimos identificar o sentido que o texto deve passar e ainda consegue fazer um trabalho criativo, que prende a atenção e que tem um visual agradável. 

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Sistemas de Leituras Visuais

Clareza 
Manifestações visuais bem organizadas, unificadas, e, portanto, harmoniosas e equlibradas, que resulta na compreensão imediata do todo, a clareza pode se manifestar, independente de o objeto apresentar uma estrutura formal simples ou complexa.
  




Nessa foto do lado, a marca de batom é bem clara e apresenta uma estrutura simples, resultando na sua compreenção imediata.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Trabalho sobre Gestalt

O trabalho que criei foi um desenho formado por frases, como a figura é de uma pessoa fazendo exercicio fisico, as frases que usei estão ligadas ao tema. Bom como se pode ver as unidades do desenho estão separadas por cores, que é uma das varias formas de se aplicar a lei de segregação da gestalt. Vou explicar um pouco sobre a lei que usei aqui:
    Segregação: Significa a capacidade perceptiva de separar, identificar, evidenciar ou destacar 
unidades formais em um todo compositivo ou em partes deste todo.  
Naturalmente, pode-se segregar uma ou mais unidades, dependendo da desigualdade dos 
estímulos produzidos pelo campo visual (em função das forças de um ou mais tipos de 
contrastes). A segregação pode se feita por diversos meios tais como: pelos elementos de 

Detalhe (roda)
pontos, linhas, planos, volumes, cores, sombras, brilhos, texturas e outros.  
Para efeito de leitura visual pode-se, também, estabelecer níveis de segregação. Por exemplo, 
identificando-se apenas as unidades principais de um todo mais complexo, desde que seja 
suficiente para o objetivo desejado de análise e/ou interpretação da forma do objeto. 

Um pouco sobre Gestalt

A Psicologia da forma, Psicologia da Gestalt, é uma teoria da psicologia iniciada no final do século XIX na Áustria e Alemanha que possibilitou o estudo da percepção
Segundo a Gestalt o cérebro é um sistema dinâmico no qual se produz uma interacção entre os elementos, em determinado momento, através de princípios de organização perceptual como: proximidade, continuidade, semelhança, segregação, preenchimento, unidade, simplicidade e figura/fundo. Sendo assim o cérebro tem princípios operacionais próprios, com tendências auto-organizacionais dos estímulos recebidos pelos sentidos.
Surge como uma reação às teorias contemporâneas estabelecidas que se fundamentavam apenas na experiência individual e sensorial. Parte do princípio de que o objeto sensível não é apenas um pacote de sensações para o ser humano, pois a percepção está além dos elementos fornecidos pelos orgãos sensoriais. Fundamentam-se nas afirmações de Kant de que os elementos por nós percebidos são organizados de forma a fazerem sentido e não apenas através de associações.


As leis da Gestalt são:



§  Continuidade                                 §  Figura / Fundo
§  Segregação                                  §  Unificação
§  Semelhança                                 §  Fechamento
§  Unidade                                       §  Pregnância
§  Proximidade

Ainda curioso?? 
  Gestalt do Objeto: 
  Sistema de Leitura Visual da Forma
  de João Gomes Filho






quer saber mais sobre o assunto clique aqui ou aqui