A Psicologia da forma, Psicologia da Gestalt, é uma teoria da psicologia iniciada no final do século XIX na Áustria e Alemanha que possibilitou o estudo da percepção
Segundo a Gestalt o cérebro é um sistema dinâmico no qual se produz uma interacção entre os elementos, em determinado momento, através de princípios de organização perceptual como: proximidade, continuidade, semelhança, segregação, preenchimento, unidade, simplicidade e figura/fundo. Sendo assim o cérebro tem princípios operacionais próprios, com tendências auto-organizacionais dos estímulos recebidos pelos sentidos.
Surge como uma reação às teorias contemporâneas estabelecidas que se fundamentavam apenas na experiência individual e sensorial. Parte do princípio de que o objeto sensível não é apenas um pacote de sensações para o ser humano, pois a percepção está além dos elementos fornecidos pelos orgãos sensoriais. Fundamentam-se nas afirmações de Kant de que os elementos por nós percebidos são organizados de forma a fazerem sentido e não apenas através de associações.
As leis da Gestalt são:
As leis da Gestalt são:
§ Continuidade § Figura / Fundo
§ Segregação § Unificação
§ Semelhança § Fechamento
§ Unidade § Pregnância
§ Proximidade
Ainda curioso??
Gestalt do Objeto:
Sistema de Leitura Visual da Forma,
de João Gomes Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário